HOME

   
 
  17/10/2005, São Caetano do Sul
  Anacom Lança Sistemas Ecológicos para Prototipagem de PCI
  O ProtoMat® e o ProConduct® não utilizam produtos químicos para fazer os protótipos das placas de circuito impresso, que são usadas em quase todos os aparelhos eletrônicos.
 

A Anacom, tradicional distribuidora de soluções para desenvolvimento de projetos eletrônicos, lança com exclusividade no Brasil as novas versões dos sistemas ProtoMat® e ProConduct®, da alemã LPKF Laser & Electronics, para prototipagem de PCI – Placas de Circuito Impresso. Os equipamentos produzem o protótipo da placa, que foi projetada em softwares específicos, sem utilizar produtos químicos para a fazer as trilhas e os furos. De acordo com Carlos Gonzalez, gerente de produto da Anacom, a corrosão das trilhas e as perfurações, feitas por equipamentos convencionais, usam banhos químicos, que além de abrasivos, deixam resíduos. “Fazer as placas com a LPKF elimina estas substâncias do processo, ajudando na preservação do meio-ambiente”, comenta.

 

Além disso, a nova versão da ProtoMat® S62 inova o conceito de prototipagem de PCIs, in-house. O equipamento é compacto e trabalha em alta velocidade, fabricando os protótipos precisos e com performance muito acima da média. Seu processamento paralelo faz o desgaste do material condutivo da placa, “fresando” as trilhas, provendo placas termicamente estáveis e seguras, sejam elas multicamadas ou de dois lados. Já o ProConduct® tem tecnologia revolucionária para metalizar a perfuração das placas, que não requer perigosos processos químicos, já que utiliza pasta de polímeros para a metalização de furos de até 15 mils (0.4 mm) de diâmetro. Outro diferencial é que a resistência elétrica do revestimento ProConduct® é extremamente baixa, com 19.2 mOhm, dependendo da densidade do material.

 

O funcionamento conjunto dos dois sistemas é simples. A ProtoMat®  faz as trilhas, depois, aplica-se um filme adesivo com a ajuda de um rolo – que integram o kit do ProConduct®– e, coloca-se a placa novamente no ProtoMat® para fazer a perfuração. A seguir, é só colocar a placa na mesa de vácuo, também acessório do kit, e aplicar a pasta ProConduct®. Então, aplica-se a pasta no lado oposto, para cobrir completamente todos os furos. Em seguida, é só remover o filme e colocar a placa para curar, dentro do forno de ar quente (também parte do kit), por 30 minutos. E, após esfriar, basta limpar, colocar os componentes e testar.

 

Quando o ProConduct® é usado com a ProtoMat® é possível realizar todo o processo de prototipagem, no próprio laboratório da empresa, em apenas um dia. Segundo o gerente, a prototipagem dentro dos laboratórios, além de simples, assegura o sigilo dos dados do projeto, o que a torna ideal para as áreas militar e aeroespacial. Assim, além de agilizar, reduz custos, já que não depende de fornecedores externos. Desta forma, elimina atrasos na produção e permite o cumprimento dos prazos, dentro do ‘time-to-market’.

 

Neste sentido, o ProtoMat® S62 conta com um sistema automático para desgastar trilhas, mais que duplicando a velocidade, quando comparada aos equipamentos convencionais. Para se ter uma idéia, o ProtoMat® é capaz de desgastar 150mm (6”), por segundo, com resolução de 0.25 µm (0.01 mil). Desta forma, desenha e perfura estruturas precisas e tão pequenas quanto trilhas de 0.1 mm (4 mils) de largura, incluindo placas RF e microwave. Além disso, conta com motorização Z-axis para fazer os veios das trilhas, com alta performance – 62.000 RPM, que permite trabalhar com mecanismo tridimensional, para confeccionar outros aparelhos como housings e painéis frontais de equipamentos/produtos.

 

Conta ainda com ferramenta para trocas automáticas dos insumos (fresas e brocas) e alguns acessórios opcionais, como um sistema de câmera com reconhecimento fiducial que faz o alinhamento da placa (inclusive placas multicamadas) localizando pontos fiduciais encravados nos layers da placa. “Estas características são encontradas apenas em sistemas com preços muito mais elevados”, explica. Por sua vez, o ProConduct®, vem com um conjunto completo de ferramentas e materiais, inclusive, com mesa de vácuo para aplicação da pasta e forno de ar quente para secagem. Sua tecnologia de revestimento foi especialmente desenvolvida para atender perfurações minúsculas, rapidamente. O processo inteiro leva poucos minutos, tanto para PCIs de dois lados como multicamadas.

 

Ainda segundo o gerente, impressoras S-Series completam a prototipagem, conferindo mais qualidade ao produto final. Neste sentido, a operação conjunta do sistema de revestimento com o equipamento de laminação multicamada e de impressão de PCIs, da LPKF, permite a produção de qualquer projeto – de uma placa de dois lados, multicamadas ou de objetos tridimensionais como os painéis frontais.

 

Os preços Fob-Alemanha em Euros são:

LPKF ProtoMat S62 - €12.500,00

LPKF ProConduct -   €585,00   

 

Sobre a Anacom

Desde 1988, a Anacom oferece ao mercado brasileiro produtos para desenvolvimento de projetos eletrônicos. Com forte atuação em companhias que vão do SMB até grandes corporações, a distribuidora também se destaca com um portfólio composto por grandes fabricantes mundiais como, Cadence, Keil, Kontron, LPKF, MathSoft, Z-World, Two Technologies e Nohau que são líderes em suas respectivas áreas de atuação, não apenas pelas suas participações no mercado, mas principalmente por prover novas tecnologias. Informações adicionais: www.anacom.com.br.

 

Sobre a LPKF:

A LPKF Laser & Electronics é uma tradicional fabricante de prototipadoras de placas de circuito impresso e microeletrônicos, com escritório na Alemanha e fábrica na Eslovênia. Fundada em 1976, a empresa conta com aproximadamente 220 funcionários e fabrica as prototipadoras ProtoMats, que confeccionam protótipos de placas de circuito impresso com a utilização de ferramentas, ou seja, sem químicos. No Brasil, os produtos da LPKF são distribuídos com exclusividade pela Anacom.

 
     Mais Notícias
  10/03/2014
  A Anacom acaba de lançar a linha de prototipagem MID baseada na tecnologia LPKF-LDS™, da LPKF Laser & Electronics AG.
  10/03/2014
  Com a presença de especialistas da Stratasys, a Anacom realiza o primeiro Open House de Impressão 3D para instituições de ensino.
  10/03/2014
  Conheça o novo fornecedor da área de robótica da Unidade Educacional
  10/03/2014
  Testes em ECUs com sistemas Hardware-In-The-Loop dSPACE
  24/01/2014
  Visiona Tecnologia Espacial SA, utiliza o software STK - AGI para design de sistemas do programa SGDC.
  27/03/2013
  Com soluções de sistemas embarcados, a Anacom Eletrônica marca presença na LAAD 2013.
    Todas as Notícias
     
  Anacom | Suporte | Central de Informações | Divisão Educacional | Politica de Privacidade
©1988-2006 Anacom Eletrônica Ltda. Todos os direitos reservados